Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de junho de 2010

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA

As gimnospermas do grupo das coníferas são muito utilizadas na extração de madeira, papel, gomas e resinas que são usadas como substâncias anti-sépticas. A importância prática da manutenção das florestas é a proteção que elas representam para as bacias hidrográficas. A erosão acelerada, assim como os desflorestamentos e as práticas agrícolas irracionais, repercutem no regime das águas, como a diminuição das precipitações atmosféricas, tornando a região mais seca, algumas vezes até o limite da desertificação; a deposição incontrolável de sedimentos arrastados das bacias hidrográficas por perturbações no regime dos rios; as inundações, como as que ocorrem em vários vales de rios brasileiros: Mearim (MA), Capibaribe (PE), Jaguaribe (CE), Sapucaí (MG), entre outros.


Retirado de http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gimnosperma/gimnosperma-2.php

domingo, 27 de junho de 2010

HÁBITAT



São plantas predominantemente de regiões temperadas, localizadas em grandes florestas nos Estados Unidos e Europa.

No Brasil estão localizadas principalmente na mata das Araucárias no sul do país (pinheiro-do-paraná) e são muito utilizadas como plantas ornamentais em jardins de casas e em praças públicas. A floresta de pinheiros (Araucaria sp) do sul do Brasil é uma das grandes formações vegetais ameaçadas de extinção. A produção de pinho na região representa 75% da produção de madeira no Brasil. Só no Paraná, 5 milhões de hectares foram devastados em 20 anos (dados de 1982: Mizuguchi, Y., Almeida J., Pereira L. Introdução à Ecologia, 1ª ed.). Não há possibilidade de recomposição, pois as áreas são utilizadas para pastoreio ou culturas economicamente importantes. Da semente da Araucaria angustifolia (pinheiro-do-paraná ), obtém-se o pinhão.

Os representantes mais comuns das gimnospermas são os pinheiros, pinnus, cycas, tuias, sequóias entre outras.

Gymnospermae significa literalmente “semente nua”, ou seja, seus óvulos e sementes encontram-se expostos na superfície dos esporófilos ou de estruturas análogas.

Incluem alguns dos vegetais mais interessantes do Reino Vegetal:

*Os maiores vegetais em termos de volume: Sequóias gigantes

*Os maiores em altura: Carvalho-vermelho

*Possuem os indivíduos de maior longevidade: pinheiro da Califórnia (Pinus aristata), com mais de 4000 anos.


Retirado de:

http: //biologia.ifsc.usp.br/bio2/aula/bio2_ aula_18.pdf



http://biologia. ifsc.usp.br/bio2/apostila/bio2_apostila_bot_01.pdf





sábado, 26 de junho de 2010

CARACTERÍSTICAS EVOLUTIVAS

As gimnospermas apresentam uma série de vantagens evolutivas, quando as

comparamos com as pteridófitas.

a) Não há necessidade de água para transportar o gameta masculino. Ao invés disso, o

gametófito masculino parcialmente desenvolvido (chamado grão de pólen), transportase

para as proximidades do gametófito feminino através de um processo chamado

“polinização”, que geralmente ocorre pelo vento nas gimnospermas.

b) Após a polinização o gametófito masculino produz uma estrutura tubulosa: o tubo

polínico, através do qual os gametas masculinos são conduzidos até o arquegônio,

onde um deles se fundirá com a oosfera. Nas Gimnospermas atuais ambos os gametas são imóveis. Nas cicadáceas e gimkgo ocorrem anterozóides ainda.

As Gimnospermas apresentam as seguintes inovações evolutivas: formação de grãos de pólen, de óvulos formados sobre ginosporófilos ou estruturas análogas e produção de sementes. Os ginosporângios são protegidos por um envoltório que, em seu ápice possui uma abertura (a micrópila) para passagem do tubo polínico. O óvulo pode conter várias oosferas, o que permite a fecundação por vários tubos polínicos (poliembrionia). Contudo, apenas um embrião se desenvolve para formar a semente. A semente contém o endosperma primário, tecido de reserva e nutritivo do embrião originado a partir de células do macroprotalo (o gametófito feminino das gimnospermas, que se desenvolve no interior do óvulo).


Retirado de: http: //biologia.ifsc.usp.br/bio2/apostila/bio2_apostila_bot_01. pdf

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Gimnospermas


As gimnospermas são plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequóias e os ciprestes.

As gimnospermas possuem raízes, caule e folhas. Possuem também ramos reprodutivos com folhas modificadas chamadas estróbilos. Em muitas gimnospermas, como os pinheiros e as sequóias, os estróbilos são bem desenvolvidos e conhecidos como cones - o que lhes confere a classificação no grupo das coníferas.

Há produção de sementes: elas se originam nos estróbilos femininos. No entanto, as gimnospermas não produzem frutos. Suas sementes são "nuas", ou seja, não ficam encerradas em frutos.


Retirado de:

http:// www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gimnosperma/gimnosperma. php">

http:// www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/gimnospermas. php